O primeiro dia do festival reuniu 22.000 pessoas no recinto da Expo e proporcionou alguns dos seus melhores momentos com Julieta Venegas, Amaia, M-Clan, Loquillo e Rigoberta Bandini. O calor acompanhou uma tarde e uma noite em que gerações, estilos e artistas de Espanha e da América Latina voltaram a encontrar-se.
Às cinco da tarde, o calor ainda apertava em Zaragoza, e caminhar pela esplanada da Expo não era propriamente o melhor plano para o combater. Mas o Vive Latino tem as suas próprias regras. Milhares de pessoas já tinham começado a ocupar o recinto quando arrancaram os primeiros concertos e, muito antes de chegarem os grandes nomes da noite, tornava-se claro que o festival se encaminhava para viver um dos seus dias mais concorridos.
No final, foram 22.000 as pessoas que passaram pelo recinto da Expo na sexta-feira, 4 de setembro. Um número que se juntou a outro dado significativo desta quinta edição: pela primeira vez desde que o Vive Latino chegou a Zaragoza, esgotaram-se os 15.000 passes colocados à venda para os dois dias.
A tarde começou por distribuir o público entre os três palcos e por obrigar, desde cedo, à tomada de decisões. El Practicante teve a missão de abrir a programação, enquanto Niña Polaca conquistava o público apesar de um horário pouco favorável para qualquer concerto ao ar livre. Havia também um encontro especial para o público aragonês: Volador regressava aos palcos perante o público de Zaragoza, quinze anos após a sua separação.
Mas uma das primeiras grandes concentrações de público chegou com Julieta Venegas. A mexicana surgiu com o seu acordeão e com uma vantagem difícil de igualar num festival: um repertório que o público conhece quase sem se dar conta. “Andar conmigo”, “Lento”, “Limón y sal” ou “Me voy” foram transformando o palco Ámbar num coro multitudinário. Não precisou de grandes artifícios. As canções fizeram o resto.
Foi também uma boa demonstração do que continua a diferenciar o Vive Latino de grande parte dos festivais que percorrem Espanha todos os verões. Em Zaragoza, podem coincidir em poucas horas uma compositora mexicana como Venegas, uma das figuras mais reconhecíveis do novo pop espanhol como Amaia, o rock de M-Clan e Loquillo, uma banda argentina como El Kuelgue ou uma formação mexicana como Plastilina Mosh. Esse diálogo entre as duas margens continua a ser a marca identitária de um festival nascido no México e que encontrou em Zaragoza a sua sede europeia.
Amaia reúne gerações
Pignoise subiu depois ao palco Caja Rural de Aragón, apelando a outro tipo de memória. Canções como “Nada que perder”, “Te entiendo” ou “Sigo llorando por ti” demonstraram até que ponto o pop-rock dos primeiros anos do século XXI já entrou no território da nostalgia coletiva.
E então chegou Amaia.
O seu concerto foi um dos momentos centrais do dia e reuniu uma das maiores concentrações de público da sexta-feira. Era de esperar uma primeira fila jovem, mas à volta havia pessoas de muitas outras idades. Essa diversidade geracional acabou por se tornar numa das imagens da noite.
Amaia surgiu com a naturalidade que se tornou parte da sua personalidade em palco e com um repertório que já lhe permite sustentar sem dificuldade um concerto perante milhares de pessoas. Soaram temas como “Yamaguchi”, “Tengo un pensamiento” e “Bienvenidos al show”, enquanto o público acompanhava canções que, em alguns momentos, exigiam algo pouco habitual num festival desta dimensão: escutar.
Até o calor acabou por entrar no concerto. A cantora brincou com os leques que via entre o público e pediu que lhe atirassem algum para o palco. Mais tarde, protagonizaria uma das cenas mais comentadas da sua atuação ao descer para se aproximar das primeiras filas e encontrar ali o seu pai.
A poucos metros, El Kuelgue oferecia uma alternativa completamente diferente. A banda argentina voltou a demonstrar que a sua música funciona precisamente porque é difícil encerrá-la numa etiqueta. Teatro, humor, improvisação e mudanças de estilo conduziram o concerto por territórios imprevisíveis e confirmaram uma das virtudes do Vive Latino: afastar-se dos palcos principais continua a oferecer recompensas.
De M-Clan a Loquillo, o rock mantém o seu território
Com o pôr do sol chegou outro público e outra linguagem.
M-Clan surgiu no palco Caja Rural de Aragón a celebrar três décadas de carreira. Carlos Tarque continua a possuir uma daquelas vozes capazes de se impor mesmo num espaço aberto e perante milhares de pessoas. “Llamando a la Tierra”, “Miedo” ou “Quédate a dormir” foram preparando o terreno que inevitavelmente culminou em “Carolina”. Bastaram os primeiros acordes para que o público assumisse a canção como sua.
Depois, Loquillo voltou a demonstrar que determinados repertórios atravessam gerações com uma facilidade surpreendente. O barcelonês percorreu uma carreira de quase cinco décadas apoiando-se em canções como “El rompeolas”, “El ritmo del garaje”, “Feo, fuerte y formal” ou “Rock and Roll Star”.
Não havia grande necessidade de explicar o que estava a acontecer. Havia pais a cantar ao lado de filhos que provavelmente conheceram essas canções muitos anos depois de terem sido lançadas. Essa convivência geracional, que já se tinha percebido com Amaia a partir do extremo oposto, acabou por ser uma das características mais reconhecíveis do dia.
Entretanto, o mexicano Ed Maverick propunha, a partir do Escena VL, abrandar o ritmo. O seu concerto recordou que o intercâmbio musical entre Espanha e a América Latina proposto pelo festival não passa necessariamente por grandes hinos. Também pode ser construído a partir de canções intimistas e uma guitarra.
E, pouco depois, surgiu outro pedaço da história da música alternativa mexicana. Plastilina Mosh trouxe a Zaragoza aquela mistura de rock, eletrónica, funk e cultura pop que fez do grupo de Monterrey um dos nomes emblemáticos da chamada Avanzada Regia do final dos anos noventa.
Rigoberta muda o tom da noite
Se o rock tinha dominado grande parte das horas anteriores, Rigoberta Bandini mudou completamente o cenário.
O seu concerto foi concebido como uma celebração coletiva. “In Spain We Call It Soledad”, “Perra” ou “Ay mamá” encontraram um público disposto a cantar e a dançar, enquanto “Pamela Anderson” ligou o espetáculo ao seu repertório mais recente.
A essa altura, o Vive Latino já tinha deixado definitivamente para trás a lógica dos concertos isolados. O movimento constante entre palcos, as filas, os encontros, a luta livre mexicana, as bancas de comida e as milhares de pessoas a percorrer a Expo tinham construído essa pequena cidade dentro da cidade que Zaragoza já conhece há cinco edições.
A noite ainda não tinha terminado.
Sanguijuelas del Guadiana surgiu depois da meia-noite com uma proposta que mistura rock, rumba e referências ao mundo rural a partir de uma perspetiva geracional. Rawayana levou depois ao palco principal a sua combinação de reggae, funk, pop e ritmos caribenhos, prolongando a dança quando a










