No Aeroporto de Teruel, as dimensões precisam de contexto. Do solo, um hangar pode parecer enorme até se saber que está preparado para albergar dois Airbus A380. Alejandro Ibrahim está aqui desde setembro de 2012 e, enquanto percorremos as instalações, fala com a naturalidade de quem viu tudo aquilo surgir onde antes não havia nada.
Quando aterrei aqui, o objetivo fundamental era colocar em funcionamento um aeroporto do zero.
Naquela altura, o aeroporto ainda não estava certificado, não tinha as autorizações do Ministério do Fomento e também não tinha clientes, porque o contrato com a Tarmac, a empresa que se tornou um dos pilares do modelo industrial, ainda não tinha sido assinado.
—A etapa seguinte foi captar outros clientes que dessem mais conteúdo ao aeroporto, diversificar. É algo que os agricultores fazem muito aqui: não cultivar apenas trigo, mas procurar outras opções.
A comparação pode parecer simples, mas explica uma estratégia que, vista catorze anos depois, é mais fácil de compreender. Uma dessas estratégias chegou pela mão da PLD Space, cuja transformação começou quando os seus fundadores, com apenas 23 anos, procuravam um local para testar um foguete. Hoje, dispõem de instalações no aeroporto para testar os seus motores.
Ibrahim também menciona o smart airport, que incorpora sustentabilidade e novas tecnologias para melhorar a gestão. Além disso, o Ministério da Defesa escolheu Teruel para o CIEMA, um projeto que acrescenta uma nova dimensão às instalações.
—Têm de ir a locais onde não existem aeroportos, por isso é preciso preparar terrenos. Vamos construir uma pista de terra, além da pista de asfalto que temos.
Teruel gera uma rede de empresas em torno de uma atividade que ultrapassa a vedação aeroportuária. A tudo isto somam-se as dificuldades de uma indústria muito especializada, pelo que uma parte dos profissionais teve de vir de fora, enquanto outra foi sendo formada em Teruel.
Uma infraestrutura onde um avião pode permanecer dias ou semanas em manutenção é compatível com funcionar como cenário de filmagem.
—A nossa prioridade é prestar serviço aos clientes. Mas, se não tiverem qualquer problema, o espaço pode ser utilizado. As filmagens são interessantes pelo que acontece fora do aeroporto: mobilizam centenas de pessoas e o seu retorno económico supera amplamente as taxas que o aeroporto possa cobrar.
Talvez seja essa capacidade de gerar atividade à sua volta que melhor explica o impacto do aeroporto em Teruel. Ao percorrê-lo, veem-se foguetes, dirigíveis, militares, engenheiros e equipas de cinema.
Antes de terminar, Ibrahim destaca inovações pioneiras em Espanha e a capacidade de receber alguns dos maiores aviões do mundo.
O projeto que, em 2012, tinha de demonstrar a sua viabilidade enfrenta agora uma questão bastante diferente: até onde pode continuar a ampliar-se a resposta do Aeroporto de Teruel?
—Se somos disruptivos? Bem, se estamos a fazer coisas que não se fazem em nenhum outro lugar…










