A história corrobora o slogan de Saragoça, Cidade do Cinema, pois foi aqui que foi rodado o primeiro filme espanhol de que há registo. Foi em outubro de 1896 que Eduardo Jimeno instalou a sua câmara no coração da cidade para filmar a Saída da missa das doze do Pilar de Saragoça. Já se passaram 130 anos desde então e, desde essa altura, muitas outras filmagens chegaram à capital aragonesa. Algumas com estrelas de Hollywood, como aconteceu na década de 50 com o filme Salomão e a Rainha de Sabá, e outras com projetos nacionais tão recentes quanto bem-sucedidos, como é o caso de As Raparigas ou A Estrela Azul.
Não só o cinema, mas também séries de televisão, anúncios publicitários, documentários ou todo o tipo de produções audiovisuais escolhem locais em Saragoça. Sem sair da cidade, dispõe-se de ambientes históricos no centro histórico e em monumentos como o Paraninfo ou a Aljafería. Ou existem cenários futuristas, como os arredores do recinto da Expo. Para não falar da versatilidade dos ambientes naturais, por vezes desérticos e outras vezes extremamente verdejantes. Em suma, há cenários para todo o tipo de enredos.
Nos últimos anos, a Zaragoza Film Office (ZFO), integrada na Área de Cultura, Educação e Turismo da Câmara Municipal de Saragoça, tem sido responsável por promover a realização de filmagens audiovisuais na cidade. Trata-se de um gabinete concebido como um balcão único para atender às necessidades das empresas e atividades relacionadas com a filmagem e gravação de filmes no município.
Tal como nos conta Adriana Oliveros, presidente do Clúster Audiovisual de Aragão, a ZFO facilitou recentemente a vinda de produções como a série norte-americana de ficção científica Murderbot, da Apple TV, ou as filmagens de Por cien millones, uma minissérie da Movistar Plus+ realizada por Nacho García Velilla. «Deles e de outras filmagens, recebemos um feedback muito positivo sobre as condições da cidade. E também sobre o serviço online oferecido pela Zaragoza Film Office, uma vez que é possível realizar online diversos trâmites, solicitar autorizações ou contactar vários serviços municipais, como a polícia ou os parques e jardins, tudo isto indispensável antes de iniciar qualquer filmagem. É algo inovador e muito poucas film commissions oferecem esta possibilidade».
Essa novidade é lógica, tendo em conta que a criação da ZFO é relativamente recente. Por outro lado, a Aragón Film Commission, patrocinada pelo Governo Autonómico e cujo âmbito de ação abrange todo o território da Comunidade, tem uma trajetória um pouco mais longa. O seu diretor é David Lozano e o trabalho desta comissão é fundamental para que cada vez mais filmagens internacionais se dirijam a Aragão. Assim, se há alguns anos Ridley Scott chegou para filmar o seu Reino dos Céus em Loarre, nos últimos tempos chegaram a Riglos ou a Belchite grandes produções do universo Marvel, como o terceiro capítulo de Venom ou o filme Homem-Aranha: Longe de Casa.
Recriação de uma filmagem no Distrito 7. Foto criada com IA
Lozano refere que: «Na Aragón Film Commission, gerimos diretamente as filmagens. Por exemplo, no último ano e meio, participámos em cerca de 40, enquanto as consultas ultrapassaram largamente a centena. De qualquer forma, é importante esclarecer que estes números incluem tanto projetos de pequena dimensão como produções mais ambiciosas de cinema, televisão e publicidade».
Mas a tarefa da Aragón Film Commission vai além do contacto com as produtoras audiovisuais. «Além disso, coordenamos uma valiosa rede de gabinetes locais de cinema. Isso permite um efeito multiplicador. Os gabinetes de Saragoça, Teruel e Monegros realizam um trabalho inestimável a partir dos seus respetivos territórios e é um privilégio poder colaborar com eles».
Essa colaboração não se limita apenas a organismos oficiais. Uma parte fundamental deste ecossistema singular são as empresas privadas que prestam apoio a essas filmagens. Por vezes, numa perspetiva mais técnica, mas sobretudo na vertente dos serviços. Neste domínio, a empresa Rodar en Aragón possui uma vasta experiência, sendo o empresário Fernando Monzón a sua figura de proa.
Monzón trabalhou, por exemplo, nas filmagens da série britânica Vampire Academy ou colaborou em Belchite com os produtores da famosa Walking Dead. «Como produtora local, procuramos prestar serviços às grandes produtoras cinematográficas estrangeiras. Fornecemos-lhes desde os indispensáveis veículos com vidros escurecidos para as estrelas até aos serviços de catering que nos solicitam, passando pelo pessoal para controlar o trânsito ou pelos figurantes. Tudo isto é muito importante numa filmagem e é o que as grandes produções mais procuram, uma vez que, regra geral, costumam trazer consigo um enorme elenco artístico e também técnico».
Ao dar uma vista de olhos a todos esses títulos de filmes e séries de renome internacional, confirma-se o atrativo das localizações de Aragão. Algo que também é aproveitado pelas produções espanholas. Basta recordar que, nas terras de Teruel, foi filmado o início de Sirat, o último filme espanhol nomeado para os Óscares, ou que por estas bandas passaram Berlanga, Vicente Aranda, Bigas Luna e até Almodóvar, que escolheu Fanlo como cenário para a sua Julieta. E, sem dúvida, os criadores aragoneses também têm sido profetas na sua terra, com vários filmes rodados em Saragoça, já que ao já referido Nacho García Velilla se juntam Paula Ortiz, Pilar Palomero, Miguel Ángel Lamata ou Javier Macipe.
No entanto, pretende-se agora dar um passo além. Em setembro próximo, terá início o projeto «Distrito 7», impulsionado pela Direção-Geral de Projetos Estratégicos e Projeção Externa, dependente da Presidência da Câmara. Quanto à sua gestão, foi atribuída à Área de Economia, Transformação Digital e Transparência da Câmara Municipal de Saragoça.
Ángel Lorén, Conselheiro da Presidência da Câmara Municipal, descreve assim o projeto: «O objetivo do Distrito 7 é criar um ecossistema de especialização industrial que reúna as diferentes atividades da cadeia de valor do setor audiovisual: desde a formação até à exibição, abrangendo a investigação, o empreendedorismo, as empresas e a produção; que consiga posicionar a cidade de Saragoça no panorama audiovisual nacional e internacional».
Para o conseguir, o primeiro passo foi recuperar o edifício abandonado da antiga fábrica Giesa, situada no bairro de Montemolín e onde, até há algumas décadas, se fabricavam elevadores. Agora, todo esse terreno vai transformar-se no Distrito 7.
Interior do Distrito 7. Foto criada com IA
Terá uma área total de mais de 15 000 metros quadrados, dos quais quase um quinto será um grande estúdio exterior. Por sua vez, o projeto de recuperação arquitetónica prevê que o antigo edifício, inaugurado em 1945, venha a albergar, entre outras coisas, duas salas de exposições e uma área de empreendedorismo dedicada à produção audiovisual entendida no sentido contemporâneo mais amplo, ou seja, produção cinematográfica, televisiva, de videojogos ou de efeitos visuais (VFX). Além disso, contará com toda uma zona de salas de aula para ministrar formação específica. De facto, já se sabe que esta vertente formativa ficará a cargo do Grupo San Valero, que concebeu a oferta formativa, tanto de nível médio como de nível superior, que, a partir do próximo ano letivo, será ministrada no Distrito 7.
Até aqui vai a fase 1 do projeto, mas numa segunda fase será construído um novo espaço destinado a albergar três estúdios interiores de 800, 1 000 e 1 300 metros quadrados. E um exterior na praça adjacente.
Todos os profissionais consultados depositam grandes esperanças neste novo polo tecnológico. O próprio Lorén indica que: «nasce com a aspiração de facilitar e gerar uma grande quantidade de interações com diferentes entidades, sejam elas municipais ou não, sempre centradas no âmbito audiovisual».
Por seu lado, David Lozano está convencido de que: «o Distrito 7 marcará um ponto de viragem, pois vem resolver problemas que tínhamos até agora, como a falta de estúdios ou de possibilidades de produção virtual. Além disso, a existência desta infraestrutura ajuda a completar a nossa oferta de serviços e posiciona melhor a comunidade face ao futuro audiovisual no que diz respeito à tecnologia. Em suma e sem dúvida, o arranque do Distrito 7 é uma boa notícia».
Monzón, por sua vez, após muitos anos a trabalhar em filmagens de cinema aqui e fora de Aragão, também depositou esperanças neste projeto: «Temos locais de filmagem maravilhosos. Agora podemos ter estúdios literalmente de cinema. Tudo isso é muito importante para atrair grandes produções estrangeiras, que são as que geram muito, muito dinheiro. Mas também é preciso dar atenção a uma terceira parte muito importante: o pessoal. No que diz respeito aos técnicos, já contamos com profissionais de destaque e, com uma boa formação, teremos ainda melhores. Mas algo fundamental é dispor de uma boa rede de serviços que atenda às produtoras. Ou seja, resolver as suas questões não só em termos de alojamento ou catering, mas também dos deslocamentos, da coordenação das equipas, de boas tendas para os intervalos nas filmagens e de uma infinidade de pormenores de serviço que nós, os produtores locais, temos de assegurar. Talvez não seja tão apelativo como formar argumentistas ou excelentes operadores de câmara, mas é vital para que o setor audiovisual cresça na cidade”.
Adriana Oliveros conhece bem o projeto, uma vez que, na qualidade de presidente do Clúster Audiovisual, participou em várias reuniões sobre o Distrito 7 e também o vê com bons olhos. «No Clúster, acreditamos que uma infraestrutura tecnológica deste tipo será importante para gerar emprego de qualidade. Mas também é preciso concebê-la como a ponta de lança. Ou seja, é preciso articulá-la com um plano estratégico para o setor audiovisual, no qual trabalhemos em conjunto a todos os níveis da administração».
Recriação exterior do Distrito 7. Foto criada com IA
A sua teoria é que uma infraestrutura como esta é daquelas que retêm o talento na comunidade e fomentam as empresas. «Mas é preciso trabalhar mais além. Por exemplo, numa política de melhoria no domínio dos incentivos, entre outras coisas para competir com territórios vizinhos. E também porque este tipo de incentivos traz rentabilidade. Não sou só eu que o digo. Um estudo elaborado pela Olsberg SPI para a Spain Film Commission conclui que, por cada euro investido através de incentivos fiscais, são gerados nove euros adicionais na economia”.
Atualmente, em Aragão — e, na verdade, em toda a Espanha —, o Governo nacional aprovou um incentivo fiscal de 30% para produções internacionais. Entretanto, esses incentivos foram alargados pela Comunidade Foral de Navarra até 50%, e até mais, em determinadas situações, no caso do País Basco ou das Canárias.
«Como podemos superar isso?», questiona-se Oliveros, «valorizando outros aspetos. A começar pela nossa localização geográfica entre os dois grandes pólos audiovisuais deste país, Madrid e Barcelona. Dois locais onde há tantas filmagens que chegam mesmo a ter problemas de saturação. É aí que entramos nós, oferecendo uma cidade mais acolhedora, com todo o tipo de infraestruturas e serviços, e muito menos problemas. Por exemplo, numa questão tão simples como o volume de tráfego. Fechar uma rua em Barcelona pode ser uma odisseia, enquanto aqui é algo muito mais simples”.
Por outro lado, tanto Adriana Oliveros como David Lozano concordam que já existe uma boa rede de profissionais técnicos do setor audiovisual na Comunidade Autónoma, mas que a formação prevista no Distrito 7 irá representar um salto de qualidade. Lozano afirma que: «Há anos que Aragão consolidou uma oferta de profissionais capazes de dar resposta às necessidades — tanto técnicas como de serviços — que uma filmagem de elevado orçamento gera, um facto que queremos dar a conhecer, para que seja mais conhecido fora do nosso território. O nosso interesse, além disso, é que essa oferta estável continue a aumentar e que chegue um momento em que ninguém precise de sair de Aragão para se desenvolver profissionalmente no setor audiovisual»
«Só no Clúster Audiovisual temos 57 empresas, algumas intimamente ligadas ao cinema, mas também de engenharia audiovisual, para congressos, concertos ou serviços. Todas enfrentam o desafio de crescer e de participar nesse ecossistema que o Distrito 7 irá unificar», afirma Adriana Oliveros.
Uma dessas empresas é a Rodar en Aragón e Fernando Monzón espera que tudo isto se concretize de facto e que se trabalhe na atração de grandes filmagens internacionais. «Somos empresas, ou seja, queremos ganhar dinheiro. E é aí que reside o volume significativo. Para isso, precisamos de nos unir e evitar os obstáculos, por exemplo, evitar certas duplicações administrativas com que, por vezes, nos deparámos».
A importância económica da atividade audiovisual está comprovada. Fontes da Câmara Municipal de Saragoça estimam em aproximadamente 6 milhões de euros o impacto que as filmagens dos últimos cinco anos tiveram na cidade. Uma cadeia de atividade que se estende a hotéis, restaurantes, transportes, comércio, fornecedores técnicos e serviços auxiliares. Sem esquecer o valor em termos de reputação que representa colocar a capital aragonesa e toda a Comunidade Autónoma no mapa internacional da produção audiovisual. Ou seja, nos ecrãs de metade do mundo, uma oportunidade do ponto de vista da promoção turística.
«É mais um benefício que as grandes produções cinematográficas ou de séries de televisão trazem, porque o turismo de ecrã está cada vez mais em alta», reflete Fernando Monzón. E Adriana Oliveros concorda com isso: «Há um enorme potencial aí. De facto, em Saragoça já existe um percurso cinematográfico. Mas, pela minha parte, isso já não se insere no nosso âmbito de competências. Por enquanto, já temos bastante com que nos ocupar ao gerar ideias para o futuro do Distrito 7 e para possibilitar novas filmagens».
A próxima filmagem terá lugar já em setembro. Será o longa-metragem Perseidas, realizado por Ignacio Lasierra e protagonizado pela atriz Natalia Huarte. Eles e o resto da equipa vão filmar em Saragoça, nos Monegros, em Huesca, e depois atravessarão o oceano para filmar no Uruguai.










