Idoya Barrabés, produtora audiovisual: “Queríamos discutir lawfare, mas sem vinculá-lo a qualquer bandeira ou ideologia”

No próximo dia 1 de outubro, será apresentado no Palácio da Imprensa de Madrid o documentário Influjo psíquico, centrado no fenómeno do lawfare, que narra o caso vivido por Rafael Correa, ex-presidente do Equador. Trata-se de uma intensa longa-metragem com selo aragonês, uma vez que é uma produção da Milyunahistorias, liderada por Idoya Barrabés.

Idoya dedica-se há anos à concretização de projetos de comunicação audiovisual e publicidade. Uma longa experiência que a levou a tornar-se uma participante muito ativa da Associação de Mulheres Cineastas e de Meios Audiovisuais (CIMA), além de dirigir a área de Indústria do Festival de Cinema de Zaragoza. Agora, em plena maturidade profissional, deu este importante passo rumo ao documentário. É ela própria quem nos conta tudo na sede da sua produtora, em Zaragoza.

Aparentemente, a publicidade, onde a persuasão é tão importante, tem pouco a ver com a produção de documentários, nos quais, em princípio, deve prevalecer a objetividade. Como foi essa transição? Muito natural, porque a nossa produtora está sempre muito focada em contar coisas que sejam úteis. E eu, como diretora de produção, sempre gostei de fazer, na publicidade, tudo o que estivesse relacionado com contar histórias. E, quando esta história tão rocambolesca chegou até nós, lançámo-nos a ela.

De facto, não é o primeiro projeto documental em que está envolvida. Não, antes participei em Petro. Outra produção realizada a partir de Zaragoza para contar a história de um presidente latino-americano. Neste caso, a chegada ao poder do colombiano Gustavo Petro. É verdade que, nesta produção, não estive tão envolvida como em Influjo psíquico, mas estou extremamente orgulhosa do trabalho realizado. Aliás, qualquer pessoa pode ver o documentário na Movistar e na Amazon Prime. Além disso, de certa forma, sem Petro não teria surgido Influjo psíquico.

Conte-nos, como chegaram ao caso de Rafael Correa? Foi muito curioso. Uma pessoa disse-nos: vocês, que gostam de contar histórias como a de Petro, têm de conhecer a de Rafael Correa. E assim foi. Eu estava então de licença de maternidade, mas, quando regressei, a história cativou-me. Disse para mim própria: tenho de entrar neste projeto, de qualquer maneira.

Diga-nos brevemente o que aconteceu. Rafael Correa foi condenado por suborno à revelia, uma vez que vive há algum tempo na Bélgica. E, na sentença de 600 páginas, há um parágrafo perdido que afirma que ele comete o suborno mediante influência psíquica. Ou seja, que utilizava poderes mentais sobre os seus ministros e a sua equipa para cometer o crime.

Fascinante e também delirante, não é? Claro. Isso cativou-nos e começámos a trabalhar na pré-produção para documentar o tema. Planeámos cerca de seis meses. Mas estivemos envolvidos durante três anos e meio.

Parece que a situação se complicou um pouco… Sim, por múltiplas razões. Para começar, porque era preciso compreender a sentença do ponto de vista jurídico. Para isso, contamos com a participação de muitos juristas e advogados. Além disso, entrevistámos vários psicólogos para que nos explicassem se essa influência psíquica existe ou não. E, naturalmente, tivemos de falar com políticos. Cada passo da investigação implicava novas linhas de trabalho. Sem esquecer que se tratava de uma história atual, com muitas reviravoltas e mudanças bruscas.

Ou seja, para uma diretora de produção, deve ter sido terrível gerir tantas mudanças. Do ponto de vista da produção, torna-se muito pouco emocional. É preciso ser muito rigorosa, muito prática. Pensar em locais, prazos, dinheiro, porque tudo é dinheiro. É preciso encaixar tudo. Mas, ao mesmo tempo, está-se a falar com pessoas que estão com os nervos à flor da pele, pessoas exiladas, pessoas que sofrem. Não se sabe se muitas delas poderão participar ou não. Falámos com imensas pessoas. Houve um processo de investigação prévio com pessoas que nos contavam coisas, mas tinham medo de poder expressá-las.

E tudo a partir daqui. Sim, somos uma produtora modesta, de Zaragoza. Mas isso não nos impediu de filmar em oito países diferentes, com todo o tipo de experiências e problemas. De repente, vive situações como ir entrevistar, na Colômbia, a perita que analisou o caso na Procuradoria-Geral. Mas essa entrevista é cancelada porque o avião dela é retido e ela é enviada de volta por uma questão relacionada com a Interpol. Por isso, no início, não se consegue dimensionar onde se está a entrar. Por um lado, pensa-se que se está a movimentar algo muito grande e, por outro, diz-se: somos apenas três pessoas a tentar contar uma história.

Sim, mas é a história de um político, com tudo o que isso implica, não é? Uma das coisas que gosto de dizer, e que por vezes parece difícil de entender, é que o nosso objetivo não está ligado a nenhum partido. Nós queremos contar uma história que consideramos merecer ser contada, mas do ponto de vista mais objetivo possível. Ou seja, como é que isto pode acontecer? O nosso propósito não é contar a verdade de uma pessoa em particular, mas tentar analisar todas as partes. Para isso, contactámos muitas pessoas. Entre elas, a procuradora-geral da época, Diana Salazar. E, embora nos tenha agradecido, disse-nos que, por questões de agenda, não podia responder às nossas perguntas.

Imagino que tenha havido inúmeras anedotas e aventuras, até perigos, durante as filmagens. Lá, íamos sempre acompanhadas por pessoal de segurança. Isso dava-me alguma tranquilidade. Além disso, vai-se pensando no que se tem de fazer e também não se está muito atenta a tudo. Avisam-nos de que a situação é muito complicada, mas também não se tem consciência de certos perigos. Se os visse, talvez não o fizesse.

Durante as vossas filmagens, era um tema candente num Equador muito conflituoso. Aconteciam muitas coisas. Durante o processo de gravação, o atual presidente do Equador invadiu a embaixada do México em Quito e arrastou o vice-presidente Jorge Glas para o colocar numa prisão de segurança máxima, tendo este sido posteriormente condenado por corrupção. Talvez seja o grande esquecido de toda esta questão e merecesse outro documentário. Mas, além disso, aconteceram muitas outras coisas que nos obrigavam a mudar de planos.

Por exemplo… Por exemplo? Bem, assassinaram um candidato à presidência na primeira volta. Ou a então vice-presidente, Verónica Abad, foi destituída do cargo e o presidente Novoa enviou-a como embaixadora para Israel. Então contactámo-la e tivemos de ir a Israel para entrevistá-la, porque agora denuncia que está a sofr

ARTICLES CONNEXES

Subscribe
Notify of
guest
0 Comments
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

VOUS POURRIEZ ÊTRE INTÉRESSÉ PAR