Vive Latino encerra em Zaragoza sua edição mais recheada de guitarras, cumbia e muito calor

O segundo dia do Vive Latino começou quase onde o primeiro tinha terminado: com calor, muita gente e a sensação de que, durante aquele fim de semana, a Expo de Zaragoza pertencia à música.

O sábado, 5 de setembro, voltou a pôr à prova quem decidiu chegar cedo. O sol ainda incidia com força quando começaram os primeiros concertos, e procurar uma sombra ou aproximar-se dos pontos de água fazia parte da estratégia para enfrentar as muitas horas que ainda havia pela frente. Ainda assim, o público foi entrando progressivamente num recinto que acabaria por reunir mais de 20.000 pessoas.

O dia tinha pela frente quase dez horas de concertos e uma programação especialmente variada. Múltipla abriu a Escena VL, enquanto B.V. All Stars levou pouco depois o son cubano ao palco Caja Rural de Aragón. Ouviram-se clássicos como “Chan Chan”, “El cuarto de Tula” ou “Guantanamera” e, durante algum tempo, a esplanada da Expo pareceu estar muito mais perto das Caraíbas do que do Ebro.

Era uma boa forma de começar um dia que iria transitar constantemente entre géneros e gerações.

Biznaga subiu depois ao palco Ámbar com o seu punk-rock, enquanto os naturais de Huesca El Verbo Odiado representavam a presença aragonesa na Escena VL. Duas propostas distantes dos grandes nomes do cartaz, mas que lembravam que uma parte da personalidade do Vive Latino continua a residir precisamente nessa possibilidade de passar, em poucos minutos, de uma música para outra sem grandes explicações.

Guitarricadelafuente joga em casa

Com o avançar da tarde, começaram a chegar algumas das atuações mais aguardadas.

Veintiuno teve também um gesto especialmente aragonês. Diego Arroyo recordou em palco a sua ligação familiar a Zaragoza — os seus pais conheceram-se na cidade — e terminou exibindo uma bandeira de Aragón.

Mas, se houve alguém disposto a sublinhar a sua ligação a esta terra, esse alguém foi Guitarricadelafuente.

Álvaro Lafuente nasceu em Benicàssim, mas as suas raízes familiares estão em Cuevas de Cañart, em Teruel, e nunca escondeu essa relação. Em Zaragoza, voltou a torná-la visível perante um dos públicos mais numerosos da tarde.

A sua música percorre um território difícil de classificar, no qual convivem a canção de autor, a tradição popular, o flamenco e sons contemporâneos. Essa mistura funcionou especialmente bem num festival cuja própria identidade consiste em colocar em diálogo músicas oriundas de lugares diferentes.

O público respondeu desde os primeiros temas e o concerto foi crescendo até se tornar um dos momentos de destaque de sábado. Houve também espaço para recordar as suas raízes aragonesas e para essa relação pessoal com o território que faz das suas atuações em Aragón algo diferente de mais uma paragem numa digressão.

Quando terminou, a temperatura começava finalmente a dar uma pequena trégua. O festival, porém, entrava nas suas horas mais intensas.

Ojete Calor transforma a Expo numa festa

Às nove da noite, chegou um daqueles concertos que é difícil explicar apenas através das canções.

Ojete Calor entende o palco como uma mistura de espetáculo musical, humor, provocação e celebração…

ARTICLES CONNEXES

Subscribe
Notify of
guest
0 Comments
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

VOUS POURRIEZ ÊTRE INTÉRESSÉ PAR