No Aeroporto de Teruel, as dimensões precisam de contexto. A partir do solo, um hangar pode parecer simplesmente enorme até sabermos que está preparado para acolher dois Airbus A380; uma estrutura em construção ganha outra dimensão quando nos dizem que ali serão fabricados e operados dirigíveis estratosféricos capazes de voar a cerca de vinte quilómetros de altitude, e uma esplanada aparentemente vazia deixa de o ser quando descobrimos que faz parte de uma ampliação concebida para continuar a receber aeronaves, empresas e atividades que, há apenas alguns anos, dificilmente teríamos associado a Teruel.
Alejandro Ibrahim está aqui desde setembro de 2012 e, enquanto percorremos as instalações, fala com a naturalidade de quem viu tudo aquilo surgir onde antes praticamente não havia nada.
Quando cheguei aqui, o objetivo fundamental era pôr em funcionamento um aeroporto do zero.
Nessa altura, o aeroporto ainda não estava certificado, não tinha as autorizações do Ministério do Fomento, pelo que os aviões não podiam voar ali, e também não tinha nenhum cliente, porque o contrato com a Tarmac, a empresa que acabaria por se tornar num dos pilares sobre os quais começou a ser construído o modelo industrial, ainda não tinha sido assinado. Durante os primeiros meses, recorda Ibrahim, o trabalho consistiu sobretudo em fazer com que aquele local pudesse ser, administrativa e operacionalmente, um aeroporto; depois chegou o momento de demonstrar que podia ser algo mais.
—A etapa seguinte foi captar outros clientes que dessem mais conteúdo ao aeroporto, diversificando. É algo que os agricultores fazem muito aqui: não cultivar apenas trigo, mas procurar outras opções.
A comparação pode parecer simples, mas explica claramente uma estratégia que, vista catorze anos depois, é mais fácil de compreender do que no momento em que muitas das decisões tiveram de ser tomadas, porque diversificar significava então apostar em atividades cuja viabilidade ainda estava por demonstrar e, em alguns casos, ouvir propostas que devem ter soado bastante curiosas. Uma delas chegou através da PLD Space.
—Quando os conheci, tinham 23 ou 24 anos, com um PowerPoint, e o que vinham perguntar era se havia algum espaço para testar um foguetão.
Aquela empresa de que Ibrahim se recorda de chegar simplesmente com uma apresentação debaixo do braço dispõe hoje de instalações no aeroporto para testar os seus motores e continua a ampliar a sua presença. A anedota interessa não só pela transformação da PLD Space, mas também porque permite compreender algo da forma como o próprio aeroporto tem vindo a crescer, aceitando projetos que, na altura, podiam parecer pouco convencionais e construindo em torno deles um ecossistema que agora é muito mais reconhecível. Algo semelhante acontece com o enorme edifício que estão a erguer numa das extremidades do recinto e que, visto de certa distância, parece estar afastado de tudo. Ibrahim indica que, embora agora essa zona pareça distante, a expansão do aeroporto irá progressivamente preencher o espaço que a separa do resto. Trata-se do futuro hangar e unidade de produção para aeronaves estratosféricas, uma infraestrutura que já se encontra numa fase muito avançada e cuja conclusão está prevista ao longo de 2027.
Enquanto avançamos pelo aeroporto, as escalas voltam, repetidamente, a desconcertar o visitante. Há pás e componentes de aerogeradores armazenados durante meses, aeronaves estacionadas nas plataformas, hangares de manutenção e pintura, instalações da PLD Space e uma nova área preparada para ampliar consideravelmente a capacidade de estacionamento. Em determinado momento, torna-se inevitável perguntar-lhe se a definição que transformou Teruel num caso singular também começa a tornar-se limitada.
—O rótulo de aeroporto industrial está a tornar-se pequeno para vocês?
Ibrahim não o rejeita, mas já fala de uma evolução para aquilo a que chama um smart airport, um aeroporto que incorpore ao seu caráter industrial a sustentabilidade, o autoconsumo energético, as baterias, a inteligência artificial e novas tecnologias capazes de melhorar a sua gestão. A transformação também não se limita ao âmbito civil, porque o Ministério da Defesa escolheu Teruel para instalar o Centro Integral de Treinamento e Mobilidade Aérea, o CIEMA, um projeto que acrescentará uma nova dimensão a instalações onde o Exército do Ar e do Espaço realizava atividades pontuais há anos. A primeira fase permitirá desenvolver infraestruturas destinadas ao treino e à formação de pilotos e do pessoal que participa em operações de mobilidade aérea, enquanto uma segunda prevê a construção de uma pista de terra, concebida precisamente para reproduzir as condições em que determinadas aeronaves militares têm de operar quando uma missão as leva a locais onde não existe um aeroporto convencional.
—Têm de ir a locais onde não há aeroportos, por isso é preciso preparar terrenos. Também vamos construir uma pista de terra, além da pista de asfalto que temos. O A400M, por exemplo, tem a possibilidade de aterrar em zonas onde só há terra, mas, naturalmente, é necessário treinar os pilotos.
Tudo parece crescer simultaneamente e essa acumulação de atividades permite compreender po…










