As associações Tedae e Aesmide defenderam uma transformação dos processos de aquisição de defesa para reduzir os prazos entre a identificação de uma necessidade operacional e a entrega da capacidade. Os seus presidentes apresentaram as suas propostas no Fórum 2E+I do Exército de Terra, em Toledo, onde defenderam um planeamento estável e uma coordenação mais precoce entre as Forças Armadas, os responsáveis pela contratação e as empresas.
O presidente da Tedae, Alberto Gutiérrez, afirmou que a rapidez de entrega deve ser considerada uma capacidade em si mesma. «Não basta desenvolver uma capacidade, ela tem de chegar quando é necessária», afirmou. Na sua opinião, os processos exigem mais flexibilidade, previsibilidade e financiamento para que as empresas possam acelerar os desenvolvimentos e responder a necessidades que podem mudar antes da conclusão de um programa.
Gutiérrez relacionou os prazos com a eficiência económica ao alertar que «uma solução barata que chega tarde não serve». Para reduzir revisões posteriores, propôs envolver, desde as fases iniciais, o utilizador, o desenvolvedor e o responsável pela aquisição. Salientou também a necessidade de ligar o talento e as tecnologias disponíveis em Espanha às necessidades das Forças Armadas.
O presidente da Tedae incluiu a sustentação entre os elementos que devem ser considerados durante todo o ciclo de vida. Segundo a sua perspetiva, o processo não termina com o desenvolvimento e a entrega de um sistema, devendo assegurar a sua disponibilidade e evolução posteriores.
Revisão dos procedimentos de contratação
O presidente da Aesmide, Gerardo Sánchez, centrou a sua intervenção no enquadramento regulamentar e contratual que rege a relação entre a Administração e as empresas. «A tecnologia evolui mais depressa do que determinados procedimentos administrativos», afirmou. A associação defende mecanismos mais ágeis que permitam incorporar avanços tecnológicos sem prescindir das garantias legais da contratação pública.
Sánchez defendeu também uma relação mais previsível entre a Administração e a indústria, bem como uma melhor identificação das capacidades disponíveis no tecido empresarial espanhol. Neste âmbito, apostou em consórcios e alianças que combinem a tecnologia fornecida por PME e empresas emergentes com a capacidade industrial e de integração das grandes empresas.










