Se San Juan de la Peña tivesse ardido, não se teria perdido apenas um conjunto histórico único, mas também o lugar que serve de referência às histórias do Graal e a outras lendas. Essa preocupação permeia a conversa com Javier Sierra, Prémio Planeta por O fogo invisível, que escolheu o Graal como eixo da nona edição do Ocultura, de 4 a 6 de novembro, em Saragoça.
O escritor explica por que Aragão ocupa um lugar de destaque nas narrativas medievais e o que pretende acrescentar um encontro que reunirá especialistas em história, literatura e religião. A sua defesa vai além das relíquias: propõe cuidar do Graal como património imaterial para que as próximas gerações possam continuar a procurá-lo.
Na apresentação, relacionou a escolha do tema com a ameaça do fogo sobre San Juan de la Peña. Esse receio de perder o património levou-o também a pensar noutra perda: a das histórias que dão sentido a esses lugares?
Exatamente. Se San Juan de la Peña tivesse ardido, não teríamos perdido apenas um conjunto histórico único, mas também o ponto de referência sobre o qual se construíram histórias como as de Voto, do Graal e tantas outras. Os lugares físicos ligam-nos ao espiritual, são uma espécie de chave de acesso aos territórios do transcendente. E as chaves não se podem perder.
De 4 a 6 de novembro, reúne em Saragoça especialistas com perfis muito distintos. Como construiu o programa? Que questões concretas pretendia que fossem respondidas e que vozes considerava indispensáveis?
Na edição do ano passado, dedicada a Goya, considerei que o tema da presente edição deveria também ter um “sentido aragonês”. E talvez não exista maior mistério nas nossas terras do que o do Graal. Nas últimas décadas, especialistas em história medieval ou em literatura desse período têm apontado que esse território “exótico”, situado na vertente ocidental dos Pirenéus, serviu de cenário aos trovadores franceses para criarem as narrativas do Graal que hoje admiramos. A ideia não é nova. Há mais de um século, um deão de Jaca já desenvolveu a teoria de que Chrètien de Troyes – o autor do primeiro livro a utilizar a palavra “Graal” – se inspirou em Alfonso el Batallador para criar o Rei Pescador da sua história. E essa ideia de Aragão como motor do mito do Graal parece-me mais do que oportuna para um Ocultura.
Victoria Cirlot abre as conferências com a busca do Graal na literatura medieval. Por que é tão importante começar pelo Graal literário de Chrétien de Troyes antes de falar dos cálices que hoje afirmam ser o da Última Ceia?
Precisamente para estabelecer o enquadramento exato para o que virá depois. O Graal é algo que surge pela primeira vez por volta de 1180 no “Conto do Graal”, de Troyes. É uma questão literária. A Bíblia, por mais surpreendente que isso possa parecer, não menciona o Graal; fala de um cálice na mesa da Última Ceia, mas não lhe atribui qualquer característica especial nem, naturalmente, um nome próprio. Por isso, é importante começar pela literatura. E fazê-lo com Victoria Cirlot, que dedicou toda a vida ao estudo dos textos griálicos europeus, é um verdadeiro privilégio.
«Os lugares físicos ligam-nos ao espiritual, são uma espécie de chave de acesso aos territórios do transcendente. E as chaves não se podem perder.»
José Luis Corral abordará o caso aragonês e San Juan de la Peña. O que espera que a sua intervenção ajude a distinguir entre o que sabemos através dos documentos, o que a tradição transmite e o que simplesmente desejamos acreditar?
Conheço José Luis há anos. Admiro profundamente a sua abordagem serena e fundamentada da história. É um desses raros professores catedráticos que sabem falar para o grande público e, além disso, dedicou várias obras ao estudo dos mitos, das lendas e dos mistérios de Aragão. Sabe muito sobre o Graal de San Juan de la Peña e creio que é o embaixador perfeito para nos falar dele.
Antonio Piñero falará sobre «A Última Ceia e o Santo Graal». Que perguntas deve um investigador fazer aos textos bíblicos antes de sair à procura do cálice fora deles?
São muitas, mas uma atormenta-me especialmente. O texto evangélico que fornece mais detalhes sobre a Última Ceia é um de são Paulo que, naturalmente, não esteve lá para a ver. No entanto, grande parte da imagem que construímos desse momento transcendental vem daí. Isso leva-nos a perguntar por que Paulo parecia saber tanto sobre a Ceia. Antonio Piñero estudou a fundo esse aspeto e tem uma resposta que surpreenderá quem vier ouvi-lo. Este ano, o Ocultura estará repleto de revelações, acredite.
O programa inclui também Belén Luque e Cristina Monzón. Que perspetivas trazem que estariam ausentes se o encontro se limitasse às versões mais mediáticas do mistério?
A abordagem ao Graal neste Encontro de Ocultura teria ficado incompleta sem apresentar o impacto social atual da história desta relíquia. Esse impacto é particularmente notável em Aragão, onde cresceu a consciência coletiva de preservar e tornar acessíveis os cenários históricos por onde passou o Santo Cálice que é guardado em Valência. Entre esses cenários, destaca-se a catedral de Jaca, para alguns o “primeiro relicário” desse objeto. E, como atualmente o local alberga o Museu Diocesano de Jaca, considerámos oportuno que a sua diretora, Belén Luque, nos acompanhasse. Jaca faz parte de um moderno “Caminho do Santo Graal”, que liga Aragão e Valência e pretende ser uma rota de peregrinação viva para o século XXI. Uma das suas mais profundas conhecedoras é Cristina Monzón, pelo que nos pareceu muito interessante colocá-las em diálogo numa mesa-redonda.










